vista da exposição . foto Maria Navarro


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exposição no Oi Futuro Flamengo . Rio de Janeiro, Brasil.

Céu e terra formam um sistema aonde um ir e vir se realiza. Tanto nos aspectos mitológicos quanto nos científicos, o céu e a terra estão interligados como um corpo em funcionamento e formam o espaço onde habitamos: coletivo e cósmico.

Não sabemos exatamente onde começa e onde termina, mas talvez o céu comece em nós mesmos, quando o introjetamos e formamos uma noção dele. Afora isso, as montanhas podem ser um marco onde o céu negocia com a terra a sua existência sagrada, e talvez por isso, seja tão importante nas mitologias gerais da humanidade, porque seus picos alcançam as nuvens, como pontos de conexão entre o céu e a terra, onde essa união do duplo se materializa; é assim com
o Olimpo, onde vivem os deuses gregos e Zeus, como raio que comanda os céus; e com os Himalaias, onde o deus Shiva sorri, sentado em postura de lótus, em seu aspecto de iogue, conhecido como Digâmbara, ou vestido de céu, enquanto a deusa Ganga desce das nuvens e se infiltra em seus cabelos, escorrendo até a terra na forma do rio Ganges.

Mais do que o impressionante céu científico no qual o Hubble se perde, o céu que construímos culturalmente, por sua vez, é algo que se aprofunda em nós, é para dentro. Os limites do céu que têm o sentido do sagrado são muito distintos do céu científico, que se desenvolve em camadas da atmosfera, a dizer, a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, que são níveis de elementos químicos de diferentes densidades e chegam a alcançar mil km na direção do espaço sideral. No entanto, o céu que nos acolhe é muito mais aquele de ordem divina; e cada cultura traduziu seus mistérios de diferentes formas.

A videoinstalação de Paula Scamparini nos fala sobre esse pertencimento cultural do brasileiro que compõe nosso universo estelar, onde olhar para o céu é algo mágico, que nos envolve na dinâmica de ser, de nos localizarmos, não apenas física, mas espiritualmente, porque o céu é algo precioso que nos insere na dimensão do sublime. O céu nos afeta desde sempre e sua tradução pelos povos mais diferentes do Brasil forma um legado mitológico, espiritual e científico, que hoje é tratado como acervo fundamental na construção de sentidos.


curadoria
Alberto Saraiva













vista da exposição . foto Maria Navarro


colaboradores
curadoria
Alberto Saraiva

produção
ÁREA27
Tamanduá

direção de produção e gestão de projeto
Rodrigo Andrade
Stefania Paiva

coordenação de produção audiovisual
Raquel Valadares

pesquisa de conteúdo
Paula Scamparini
Paulo Rosa
Virgínia Gandres

videomaker
Ahmad Jarrah
Bruna Obadowski
Helena Bielinski
Paula Scamparini
Raquel Valadares

edição de vídeo
Henrique Cartaxo
Maria Altberg
Pedro Thomé

tratamento sonoro
Alexandre Brasil

finalização de vídeo
Raquel Valadares

execução e montagem
Nova Mídia

cenotecnia
Thiago Barboteo

identidade visual
Luana Luna e Lucyano Palheta
[AOQUADRADO]

assessoria de imprensa
Frase Comunicação

sinalização
Ginga Design

revisão de textos e versão para o Inglês
Marcio Pinheiro
agradecimentos
Aldeia Ipatse Kuikuro | Território Indígena do Xingu - MT;
Aldeia Meruri Boe Bororo | General Carneiro - MT; Aldeia Multiétnica | Chapada dos Veadeiros - GO; Aldeia Piulaka Waurá | Território Indígena do Xingu - MT; Aldeia Wederã Xavante | Território Indígena Pimentel Barbosa - MT; Aldeia Xavante Etenhiritipa | Território Indígena Pimentel Barbosa- MT; Aldeia Yawalapiti | Território Indígena do Xingu - MT; Associação Indígena Aldeia Maracanã - RJ; Associação Yamurikumã das Mulheres Xinguanas; Casa Ilê Axé Omin | Cachoeiras de Macacu - RJ; Comuna Intergalactica I e II; Comunidade Quilombola Carcará | Potengi - MT; Comunidade Quilombola Chico Gomes | Crato - CE; Comunidade Quilombola Mata-Cavalo | Cuiabá - MT; Comunidade Quilombola Nossa do Senhora do Livramento | Poconé - MT; Comunidade Quilombola Sítio Kalunga | Cavalcante - GO; Comunidade Quilombola Sítio Sassaré | Crato - CE; Comunidades Quilombolas de Vila Bela de Santíssima Trindade  - MT; Conselho pela Igualdade Racial  - Governo Federal do Mato Grosso; Conselho pela Igualdade Racial - Governo Federal do Mato Grosso. Contato; Escola de Artes Visuais Parque Lage - RJ; Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Nacional do Índio | FUNAI - Coordenação Técnica Local Canarana; Grupo de Consciência Negra do Ceará; GAE - Grupo de Pesquisa Arte Ecologias; Hiperorgânicos | Núcleo de Arte e Novos Organismos - Rio de Janeiro; Ilê Axé Omin; Instituto de Geociências | Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Federal do Amazonas | São Gabriel da Cachoeira;  Museu de Astronomia Rio de Janeiro; Observatorio de Favelas | Rio de Janeiro; Observatório do Valongo | Rio de Janeiro

Alessandra Gonçalves Freitas; Alexandre Lemos; Amarildo Terena; Amarildo Tukano; Ana Ferrareze; Beto Nascimento; Ubirajara Z. de Carvalho; Carlos Doethiro Tukano; Carlos Hiroshi Horoiwa; Cícera Nunes; Cipassé Xavante; Clarissa Campello; Claudete da Silva Barbosa Truká; Collor Talatalakumã Yawalapiti; Daniel Berlinski; Daniel Mello; Danielle Nazareno;  Dayene Daysse da Silva Dias Kalapalo; Dominique Aguiar; Dora Lopes; Eduardo Hunter Moura; Elias Brasilino de Souza; Elisandra Botelho da Silva; Elson Rabelo; Fabiane Borges; Felipe Albues Martins;  Fernanda Abreu;
Glória Albues; Helio Jaques Rocha Pinto; Heloisa Gesteira; Ianaculá Rodarte; Igor Souza; Índia Baré; Ismar Carvalho; Jessica Kloosterman; João Batista da Silva Lima; João Fortes; Joel Pizzini; Jorge Barbosa; José Castilho; Juliano Basso; Jurandir Siridiwê Xavante; Kumaré Txicão; Lara Carmo; Larissa Duarte Tukano; Laura Kuikuro; Leonardo Carneiro; Luclécia Cristina Morais da Silva; Makaulaka Mehinaku; Mamed Caki; Manoel Francisco da Silva Junior; Maria das Dores Ramos; Maria Lúcia da Silva;  Mariana Moura; Mateus Aleluia; Maykson Sousa; Monna Carneiro; Nalu Mendes; Padre Andelson Dias de Oliveira; Rafael Fulni-ô Marques; Raoni Kamaiurá; Raquel Valadares; Raquel Versieux; Renato Sanchez; Ricardo Alves; Roberta Enir Faria Neves de Lima; Rútila Silva; Sandra Regina N. Sarduy; Silviane Ramos Lopes da Silva; Sinvaline Pinheiro; Valéria Gersina das Neves Carvalho; Vitor Peruare; Ypisilon Rodrigues Felix; Zé Guilherme; Mayana Redin; Raphael Fonseca

Agradecimentos especiais pelos relatos
Adriano Amorim; Afonso Apurinã; Ailton KRENAK; Akuá Afia Kuikuro; Aline Maia Nascimento; Alissan Maria da Silva; Alzira Kalunga; Antonio Bispo dos Santos; Antonio Luis de Souza; Aritana Yawalapiti; Arnaldo dos Santos Rosa; Astrogilda Leite França; Augusto da Nóbrega; Byakadjeiti Kayapó; Carlos Augusto Tavares Bittencourt; Carlos Doethiro Tukano; Carlos Eduardo Gomes Viana; Carlos Fernando de M. Delphim; Denise Alves Rodrigues de Oliveira; Diomar Freitas Dantas; Djoan Cy de Souza; Elisa Alvarenga Peixoto; Elsion Parinê’êdi Xavante; Eneldino Cugoxereu; Erick Felinto; Fabiana Pereira Barbosa; Fabiane Borges; Fabiane Morais Borges; Fabio Bvb Torres; Fernando Nascimento da Silva; Floriana Oanesi Breyer; Francisca de Lourdes Magalhães Felix; Francisco Aécio Gonçalves Diniz; Francisco Idalécio de Freitas; Francisco Ronaldo Rodrigues de Lima; Francisco Valdean Alves dos Santos; Geraldo Moreira; Getúlio Orlando Pinto Krahô; Gustavo Frederico Porto de Mello; Gustavo Melo; Gustavo Scuracchic Rossi; Heleno Pereira da Silva; Hélio Jaques Rocha Pinto; Hélio Jorge Pereira de Carvalho; Heloísa Gesteira; Henrique Gabriel Leite; Inácio Candido Iumixa; India Kuikueiramanha Neves; Irene Pires de Lima; Isidoro Xavante; Ivanice Pires Tanoné; Jaqueline Romkwyj Kraho; Jawakapiru Kamayurá; Jessica Kloosterman; Jessica Santos Macedo; João B. S. Valença; João do Crato; João Felix dos Santos; José Cambará Neto; José Lourenço Gonzaga; Justina Ferreira da Silva; Kaiulú Yawalapiti; Kalupuku Kalueuku Waurá; Kami Katy Kamaiurá; Keila Costa; Kleber Rodrigues Meritotoru; Kokaro Suya Trumai; Kokojagomi Kayapó; Kuiahi Marina Nafukua; Laura Cardoso Fraga;
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© 2019 Paula Scamparini