nós-tukano
Permissão para Falar . Galeria Athena Contemporânea . RJNo vídeo Nós-Tukano, uma das telas mostra Carlos Doethiro Tukano, indígena brasileiro da etnia Tukano, líder político e cacique da maior aldeia urbana no Brasil, a Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro, narrando a história de sua terra para um grupo de crianças, em sua lingua-mãe.
No vídeo ao lado (ou à frente), que acompanha a fala de Doethiro desde o mesmo volume, homens-brancos de diversas origens (brasileiros sobretudo, mas também um espanhol, um português e uma uruguaia, convidados a se filmar ao ouvir um áudio pela primeira vez, posicionados conforme sugestão compositiva via foto, e repetirem o que quer que ouvissem) procuram reproduzir as palavras de Doethiro.
Desde os colaboradores distintos, falas, balbucios e silêncios se sobrepõem, em vias de representação, automatismo e/ou reflexão, também sobrepostos, simultâneos. A linguagem é aqui ressaltada como poderosa ferramenta de dominação cultural, histórica neste caso, e, hoje, transfigurada pelos indígenas brasileiros enquanto ferramenta de resistência e sobrevivência cultural.
Todo homem não índio é, para indígenas de diferentes etnias, homem-branco.
curadoria
Fernanda Lopes
info
instalação audiovisual em 2 canais
154’13” . 2015
colaboradores
Alexandre Fenerich
Cassio Tassi
Clarisse Meirelles
Hariessa Villas-Boas
Joel Pizzini
Jorge Soledar
Jéssica Kloosterman
Luciana Roedel
Malu Fragoso
Malu Magalhães
Maria Paz Rodriguez
Orlando Britto Jinório
Paulo Morais
agradecimento especial
Carlos Doethiro Tukano

© 2019 Paula Scamparini